Portal e-Cac

O Portal e-Cac é uma inovação da Receita Federal do Brasil. Consiste em um centro de atendimento virtual ao contribuinte da Receita Federal. Com o Portal e-Cac os serviços protegidos por sigilo poderão ser realizados pelos próprios contribuintes ou seus procuradores legais. Para utilizar o Portal e-Cac o contribuinte necessita de alguns requisitos como o Código de Acesso ou Certificado Digital.

Portal e-cac Receita Federal

No Portal e-Cac da Receita Federal o contribuinte poderá consultar suas pendências relacionadas com a Declaração de Imposto de Renda, assim como obter cópias, parcelar débitos, retificar algumas informações, retificar pagamentos, imprimir o comprovante de situação cadastral do CPF e ainda, pesquisar sua situação em relação à Receita Federal.

Outros serviços que o Portal e-Cac tem é a inscrição, alteração e consulta da matrícula CEI (Cadastro Específico do INSS), e ainda, dá a oportunidade para as Pessoas Jurídicas que optaram pelo Simples Nacional, fazer algumas alterações e obter informações sobre seu CNPJ. Outra boa opção que o Portal dá ao contribuinte é receber por meio de correio eletrônico todas as mensagens e informações da Receita Federal para ele.

Portal e-cac com Certificado Digital

Como foi dito anteriormente o Portal e-Cac necessita de um certificado digital para o contribuinte e seu representante legal poderem acessar e ter acesso aos serviços e benefícios do portal. Para adquirir o Código de Acesso ao Portal, o contribuinte deve entrar no endereço, para fazer o Código de Acesso do Portal como Pessoa Física e colocar o CPF e a data de nascimento do próprio contribuinte.

E, ainda, no endereço para acessar como Pessoa Jurídica (apenas aos empresários que possuem o Simples Nacional) e colocar o CNPJ, CPF do responsável pela empresa e a data de nascimento do responsável pela empresa.

Portal e-CAC

Portal e-CAC

Após fazer o Código de Acesso, o contribuinte deve acessar o endereço E-Cac Certificado Digital para obter o Certificado Digital e poder trafegar livremente pelo Portal com Certificado Digital.

Fique atento para seu sistema operacional, porque o Certificado Digital que está no site é apenas para usuários de Windows. Para outros sistemas operacionais, o contribuinte deve verificar com o fornecedor se o sistema suporta o uso da função de hash SHA-2.

Portal e-cac segunda via do CPF

Para adquirir a segunda via do CPF pelo Portal e-Cac, basta o contribuinte adquirir o código de acesso e o certificado digital e acessar o Portal. A segunda via do CPF é válida apenas para os contribuintes que possuem a nova versão virtual do documento.

 

Veja mais!

    1. Iraquitan Simões
    2. Jessyca
    3. Geraldo Magela Pereira Jardim
    4. MARLENE DE OLIVEIRA TONIOLO
    5. claudia
    6. ROSSANA
    7. celso

    Add Your Comment