CPF

O CPF é o Cadastro de Pessoa Física que todo cidadão brasileiro deve ter, assim como os estrangeiros nacionalizados ou que vivem no país desde 31 de dezembro de 2013. Esse documento é o mais importante que um cidadão pode ter no Brasil, pode ser tirado desde seu nascimento e é obrigatório a partir dos 18 anos de idade, quando há a maioridade. O número do Cadastro de Pessoa Física é único e nunca muda diferente da carteira de identidade que a cada estado muda a numeração. Saiba mais sobre o Cadastro de Pessoa Física abaixo:

Cadastro de Pessoa Física

Cadastro de Pessoa Física

Para que serve CPF?

O CPF é usado para um controle fiscal dos impostos pagos pelo contribuinte brasileiro na Receita Federal. É usado também, por ser um documento seguro, por bancos para abrir contas bancárias, e outras empresas privadas e órgãos públicos que necessitam identificar a pessoa física que está contratando um serviço ou prestando um serviço, seja de qualquer natureza. O Cadastro de Pessoa Física é o primeiro documento do cidadão e o último, sendo cancelado apenas em sua morte. Outros casos de cancelamento são por ordem judicial e duplicidade, por isso é um documento extremamente seguro tanto para o cidadão quanto para as empresas públicas e privadas. O Cadastro de Pessoa Física é o documento que, ao ficar inadimplente, vai para o SPC (Sistema de Proteção ao Crédito) e Serasa (uma centralização dos serviços bancários).

Consulta CPF

Para consultar o CPF pela Receita Federal basta digitar o número do seu CPF e sua data de nascimento. Após preencher seus dados, o sistema pedirá a digitação dos caracteres de segurança, que são uma seqüência de 6 números e letras. A página será redirecionada com o resultado.

Cadastro de Pessoa Física

Cadastro de Pessoa Física

CPF 2° Via

Para retirar a segunda via do CPF, a pessoa deve lembrar o número e fazer o pedido online. Se você perdeu ou foi furtado, vale ir até a delegacia da Polícia Civil mais próxima e fazer um Boletim de Ocorrência (BO) para que esse documento não seja usado de forma indevida por terceiros. O cartão foi substituído por uma versão para impressão, facilitando a retirada da segunda via do CPF.

Se por um acaso, você não se lembrar da numeração de seu Cadastro de Pessoa Física, deve ir até uma agência bancária do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal e fazer a solicitação da segunda via. Outro local que pode ser tirado a segunda via do CPF são as agências dos Correios. Você não precisa ir às agências onde tirou a primeira via, isso pode ser feito em qualquer agência mais próxima de você.

    1. Idinalva
    2. renata cristina souza teixeira
    3. renata cristina souza teixeira

    Add Your Comment