Validar CPF | Receita Federal

A validação do CPF é fundamental para garantir a total legitimidade do usuário, e provar que ele está com tudo ok quando o assunto é as suas obrigações junto da Receita Federal. São muitas as empresas que solicitam a consulta para validar CPF dos futuros profissionais, o que poderá fazer inclusive a diferença em alguns estabelecimentos um usuário que contar com um cpf suspenso por exemplo, poderá muitas vezes não ser contratado por uma empresa para uma vaga de emprego, abaixo passo a passo para Validar CPF.

Validar CPF

Validar CPF

O que é o CPF

O CPF nada mais é do que um registro mantido pela Receita Federal, onde pode se inscrever uma única vez qualquer pessoa que seja natural, independente de sua idade ou sua nacionalidade, inclusive as pessoas falecidas. Cada um dos candidatos que estiverem inscritos é unicamente identificado por um número de inscrição em seu CPF, com 11 dígitos decimais. Este é um número que jamais muda, apenas poderá mudar por uma decisão judicial ou ainda administrativa.

A consulta do CPF conta com um objetivo de identificar totalmente a situação cadastral da pessoa física. A partir disto, este tipo de consulta é realizado juntamente ao site oficial da Receita Federal e tem como objetivo verificar se a situação deste titular do CPF está regular ou ainda de alguma forma o seu CPF tem pendência que sejam relacionadas á Receita Federal, como a ausência de declaração de imposto de renda por exemplo.

Este é um tipo de consulta que deverá ser feito de forma constante, para que desta forma os contribuintes e cidadãos possam ficar sempre bastante atentos a condição atual que se encontrar o seu documento.

Como Validar um CPF

Na internet existem diversos tipos de ferramentas desenvolvidas para auxiliar os programadores e analistas de sistemas a realizar testes em softwares em desenvolvimento.

A partir disto, validar CPF é realizado com um tipo de base em diversos dígitos verificadores conforme o algoritmo do CPF. A partir disto um CPF que seja declarado como válido por este verificador, não quer dizer que ele exista junto ao Cadastro de Pessoas físicas e nem mesmo que ele venha a ser um número ativo com uma situação cadastral de forma regular.

Validar CPF

Validar CPF

Para que se possa conferir se o CPF existe ou não, e qual é o nome da respectiva pessoa bem como a sua situação cadastral atual, além de validar CPF, é necessário acessar o portal oficial da Receita Federal agora mesmo.

Uma particularidade interessante é que são os dois últimos dígitos que atestam a validade do CPF, e estes dígitos estão calculados com base nos seus primeiros nove dígitos do documento.

Validar CPF Online

Se você quiser validar CPF agora mesmo de forma online, procure agora mesmo acessar o portal da Receita Federal através do endereço http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp e faça agora mesmo a sua validação do documento, esta validação poderá fazer toda a diferença caso você precise fazer posteriormente qualquer tipo de comprovação utilizando o seu documento de CPF como base.

Veja mais!