Validar CNPJ | Receita Federal

Para desenvolvedores e analistas de sistemas em testes de softwares em produção, é necessário que se utilize um processo para validar CNPJ.

Pois saiba que a validação do CNPJ é realizada conforme os dígitos verificadores esperados pelo algoritmo do CNPJ, e por este motivo, um documento de CNPJ que é considerado como válido pelo verificador significa que o número atende a todos os requisitos do algoritmo, mas isto não significa por exemplo, que ele exista através do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas da Receita Federal.

Validar CNPJ

Validar CNPJ

Para que você possa conferir se o CNPJ existe junto ao cadastro nacional e a situação cadastral da empresa respectiva, é interessante consultar o site oficial da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Como Validar CNPJ

Seguindo em uma mesma linha de raciocínio para a validação de CPF, você irá aprender a validar CNPJ. Pois saiba que o CNPJ é formado por pelo menos quatorze números separados por diversos pontos, uma barra e um traço, ficando da seguinte forma 12.345.678/0001-95.

A parte que estiver antes da barra significa o seu número de inscrição, e o valor após a barra, e antes do traço acaba representando um código único para a matriz e a filial, os dois últimos dígitos, que acabam vindo depois do traço, são chamados de dígitos verificadores. Estes dígitos são formados a partir dos doze primeiros números pelo cálculo que você verá em seguida.

Manualmente é possível realizar este procedimento, ou ainda de forma de programação e códigos diversificados, para garantir toda a confiança e validação do documento de forma correta e garantir assim a legitimidade da empresa.

Onde Validar CNPJ

O portal da Receita Federal, que pode ser acessado no endereço www.receita.fazenda.gov.br possui uma série de facilidades que podem ajudar os usuários tanto pessoa física como jurídica no dia a dia. Uma função que é considerada muito importante e acima de tudo fundamental para o empresário, é a validação do seu CNPJ.

A validação do documento é muito importante para que qualquer usuário que se utilize dos serviços oferecidos pela empresa, tenha a garantia da legitimidade do negócio, e principalmente seja amparado pelas leis, principalmente pelas leis de consumidor. Esta validação pode ser feita sempre que houver a necessidade 24 horas por dia 7 dias por semana.

Validar CNPJ

Validar CNPJ

Geralmente este tipo de consulta é realizado por grandes empresas, ou ainda por negócios diferenciados que queiram confirmar a situação cadastral e de fisco de uma empresa específica.

Validar CNPJ Online

Para validar o seu CNPJ de forma online, saiba que este procedimento é muito simples, para o executar acesse o site agora mesmo http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp e confira todos os dados necessários para a validação. Analise a situação cadastral das empresas que estiverem prestando serviços para você, e a partir disto garanta os seus direitos, já que a garantia dos direitos poderá fazer toda a diferença.

Mantenha sempre a sua empresa com as obrigações em dia, certamente desta forma você irá se tornar um empresário muito melhor e principalmente poderá solicitar facilidades no mercado.

Veja mais!