Site Secretaria da Fazenda

A Secretaria da Fazenda é um órgão estadual responsável pelas transações tributárias de cada estado brasileiro. Sua principal missão é prover e gerir os recursos financeiros para a viabilização de políticas que garantam o controle e a justiça tributária e o equilíbrio das contas públicas. Além de suas funções tributárias, a Secretaria da Fazenda também participa no planejamento e desenvolvimento de ações governamentais que beneficiem a sociedade. É comum que a Secretaria da Fazenda seja vista apenas como um órgão de arrecadação tributária, porém, sua ação se estende também para os processos legislativos, administrativos e em programas sociais que podem ser feito no Site Secretaria da Fazenda, abaixo veja como acessar.

Site Secretaria da Fazenda

Site Secretaria da Fazenda

A Secretaria da Fazenda atua no planejamento, coordenação, execução e avaliação das políticas fiscais e tributárias, além de fazer a gestão dos recursos financeiros necessários para o cumprimento de objetivos administrativos dos órgãos públicos, responsabilizando-se pela manutenção da receita estadual. As SEFAZ atuam, portanto, como tesoureiras, em que todas as ações estaduais que, de alguma forma, necessitam de recursos financeiros, envolvem direta ou indiretamente a ação da SEFAZ correspondente.
Além das ações tributárias, as Secretarias da Fazenda de cada estado também se responsabilizam por ações de conscientização da população e empresas sobre os deveres tributários, através de ações fiscais preventivas, fiscalizadoras e repressivas. Os impostos de jurisdição estadual são: IPVA: imposto sobre propriedade de veículos automotores e o ITCMD – imposto sobre a transmissão causa mortis e doação.

Site Secretaria da Fazenda

As Secretarias da Fazenda de todos os estados possuem portais online próprios, onde o cidadão ou pessoa física pode consultar informações sobre políticas fiscais e ações do órgão, emitir certidões, consultar notas fiscais eletrônicas, informações e documentos sobre CNPJ, situações tributárias, dentre diversas outras funcionalidades. Alguns importos que podem ser consultados nos sites das SEFAZ são IPTU, IPVA e ICMS. Além desses impostos, é possível que o usuário encontre no site da SEFAZ de seu estado informações sobre as situações tributárias de cada município e o download do software de emissão e envio das NF-e.

Site Secretaria da Fazenda

Site Secretaria da Fazenda

Nota Fiscal Secretaria da Fazenda

No Site Secretaria da Fazenda do Estado é possível consultar notas fiscais eletrônicas. Só é possível consultar uma Nota Fiscal Eletrônica por vez. Notas fiscais no período de até 180 dias de emissão podem ser consultadas integralmente, após esse período, somente algumas informações podem ser consultadas, como CNPJ do emitente e do destinatário, número, valor e sua situação e data de emissão.
A consulta de notas fiscais na Secretaria da Fazenda é importante principalmente para a averiguação de situação e validades de NF-e, quando elas apresentam problemas de validade no portal da Receita Federal.

Site Secretaria da Fazenda Consultas Online

Site Secretaria da Fazenda

Site Secretaria da Fazenda

Para consultar uma nota fiscal eletrônica, é preciso acessar o site da SEFAZ do estado onde a nota foi emitida. A consulta pode ser realizada por qualquer usuário através do destinatário, emitente ou pela chave de acesso, que é o numero de 44 dígitos do DANFE da nota.

Como acessar o site Secretaria da Fazenda

Normalmente o Site Secretaria da Fazenda é http://www.sefaz.estado.gov.br contendo a sigla de cada estado da união federativa. Por exemplo:  http://www.sefaz.sp.gov.br. Também é possível encontrar os links de cada Secretaria da Fazenda no site da Receita Federal.

Veja mais!