SEFAZ RJ

A Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro – SEFAZ RJ é um órgão público que lida com todos os processos financeiros do Estado. É responsável pela arrecadação de tributos, guarda e manutenção da Receita Pública, além de suas funções também abarcarem a criação, execução e fiscalização de leis orçamentárias com o objetivo de garantir subsídios para o desenvolvimento socioeconômico do Rio de Janeiro.

SEFAZ RJ

SEFAZ RJ

Basicamente, a SEFAZ RJ lida em alguma instância com todos os processos que envolvem o orçamento do estado. O cidadão pode recorrer à Secretaria da Fazenda para diversas funcionalidades, como o envio de notas fiscais, emissão de certidões, consulta de tributos municipais e do Estado, como IPTU e IPVA como para qualquer outra informação pertinente à receita do Rio de Janeiro.

IPTU SEFAZ RJ

O IPTU é um imposto de ordem municipal, direcionado aos proprietários de imóveis localizados em área urbana, podendo ser pessoas físicas ou jurídicas. O valor do IPTU é variável, definido segundo diversos critérios, como característica do imóvel, sua área construída e de terreno, localização, dentre outros. Seus critérios também variam entre os estados que, de acordo com a lei do Distrito Federal, tem liberdade de regulamentação dos próprios cálculos. A arrecadação do IPTU é destinada, principalmente, a investimentos de infraestrutura do município referente.

É possível consultar informações sobre o IPTU na página na SEFAZ RJ ou da prefeitura de cada município, como o cálculo do valor venal, datas de pagamento e formas de parcelamento, programas de descontos à vista, emissão de 2ª vias de guia de recolhimento ou de parcelamentos, consulta de débitos, solicitação de certidões negativas, dentre outros. O índice de atualização do IPTU 2016 no Rio de Janeiro é de 10,71% e, para pagamentos à vista, o cidadão tem 7% de desconto no valor.

SEFAZ RJ

SEFAZ RJ

Nota Fiscal Online SEFAZ RJ

Todas as NF-e emitidas são enviadas à Secretaria da Fazenda e no portal da SEFAZ RJ também é possível realizar consultas de situação e validade das NF-e. A obrigação de consulta das NF-e é do destinatário. Além da consulta completa, o portal da SEFAZ RJ também oferece download gratuito de um software de emissão de notas, disponível para empresas que aderem ao sistema. As Notas Fiscais Eletrônicas não são obrigatórias para todas as empresas, exceto em alguns casos, como para a emissão de ICMS e IPI.

CNPJ SEFAZ RJ

No site da SEFAZ RJ também é disponibilizado para download o Programa de Geração de Documentos de CNPJ, onde o empreendedor deverá preencher a Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica e o Quadro de Sócios Administradores. Essas fichas são os primeiros documentos para a abertura de CNPJ, que solicitam informações sobre a empresa e seus responsáveis. Após o preenchimento, o programa gerará um recibo de entrega, com o número a ser utilizado na posterior consulta online da situação do cadastro.

SEFAZ RJ SAT

O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT) é um sistema que tem por finalidade a validação e autenticação de cupons fiscais emitidos em transações comerciais do varejo. A principal vantagem de se utilizar o SAT é a simplificação dos processos com a Receita Federal, além de uma redução de custos na aquisição e manutenção de equipamentos.

Veja mais!