Consultar Imposto de Renda

Algumas pessoas deverão entregar a Declaração de Ajuste Anual do IRPF este ano, sendo que os critérios para que você esteja dentro desta obrigatoriedade estão de acordo com a renda recebida no ano de 2016 ou recebimento de capital e operações realizadas em bolsas de valores.

Os principais perfis de declarantes obrigatórios do Imposto de Renda são o que obtiveram renda no ano de 2016 de acordo com os requisitos abaixo:

  • Soma anual dos rendimentos tributáveis foi superior a R$ 28.123,91.
  • Recebimento de rendimentos que somam mais que R$ 40 mil, sendo os mesmos isentos, não tributáveis ou com tributação realizada exclusivamente na fonte.

Você pode conferir no site da Receita Federal, através deste link, todos os critérios que tornam o contribuinte obrigado a fazer a DIRPF.

Imposto de Renda 2017

Consultar Imposto de Renda

Consultar Imposto de Renda

O cronograma do Programa do IRPF 2017 (Programa do Imposto perante a Renda da Pessoa Física para 2017) foi divulgado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Irá abranger a Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física e vários outros aplicativos e programas para auxiliar os contribuintes a cumprir suas obrigações e Consultar Imposto de Renda.

Os programas e aplicativos disponibilizados para 2017 são:

  • Programa Gerador da Declaração do Imposto perante a Renda da Pessoa Física para o ano de 2017, ano-calendário 2016;
  • Programa de Apuração dos Ganhos de Capital – GCAP2017;
  • Programa Carnê Leão 2017;
  • Rascunho da Declaração (com esse aplicativo o contribuinte poderá fazer um rascunho da declaração a ser entregue).

Declarar Imposto de Renda 2017

Consultar Imposto de Renda

Consultar Imposto de Renda

O calendário para declaração do Imposto de Renda em 2017 é o seguinte:

20 de janeiro de 2017

A Receita Federal disponibiliza em seu site, para download, os programas que irão auxiliar os contribuintes. Você pode fazer o download dos programas através do link http://idg.receita.fazenda.gov.br/programas-para-download.

23 de fevereiro de 2017

  • Data em que a Receita Federal irá disponibilizar o Programa Gerador da Declaração do Imposto perante a Renda da Pessoa Física para o exercício de 2017 (DIRPF 2017).
  • A partir desta data o programa Rascunho de Declaração não estará mais disponível.

2 de março de 2017

  • Início do envio da DIRPF 2017.
  • As declarações m-IRPF pré-preenchidas serão disponibilizadas nesta data.

28 de abril de 2017

Último dia para entrega da DIRPF 2017.

Consultar Imposto de Renda

Consultar Imposto de Renda

Consultar Imposto de Renda

A Receita Federal irá divulgar calendário para Consultar Imposto de Renda aos lotes de restituição . A restituição do IRPF é atualizada pela Selic e o valor irá acumulando desde o mês de maio (referente ao ano do exercício da declaração) até o mês anterior a data do pagamento, sendo acrescentado mais 1% no mês em que for feito o depósito.

A responsável pelo pagamento do IRPF é a Secretaria da Receita Federal  e o pagamento é feito exclusivamente através de depósito em conta corrente ou poupança da pessoa que declarou, conforme informado na DIRPF.

Onde Consultar Imposto de Renda

A consulta ao Imposto de Renda deve ser feita no site da Receita Federal do Brasil. Com seu CPF e data de nascimento você poderá verificar a situação da sua restituição.

Veja mais!