Consultar CNPJ Online

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é um registro que cada uma das empresas precisa ter para que a Receita Federal possa acompanhá-las. Na verdade, ele é o correspondente do CPF, mas servindo somente para as corporações. Por meio desse cadastro, os empresários podem requerer empréstimos, podem participar de licitações e até estar em programas diversos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Consultar CNPJ

Consultar CNPJ

As empresas podem usar os comprovantes desse registro para muitas situações, inclusive as que foram mencionadas. Para consultar CNPJ, é tudo simples, qualquer funcionário poderá acessar o site para emitir. Confira mais abaixo.

CNPJ

Esse número de cadastro nunca mudará e será visto em todos os procedimentos jurídicos e também financeiros. Assim como nos bancos fazem as análises para as pessoas físicas usando o cadastro delas, eles também se aterão a esse número para estabelecer se vão dar crédito: sempre que existe qualquer dívida, é na consulta desse documento que as credoras descobrem.

O nome da empresa pode ser colocado dentre os que não podem receber empréstimos públicos, por exemplo, o que significa que o nome “suja”, assim como os das pessoas físicas.

Cadastro CPNJ

Quando uma companhia quer abrir o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, é necessário que algum dos seus representantes vá até a Receita Federal e deem a ela alguns documentos. Para os microempreendedores individuais que querem esse registro, é só eles irem e, se desejarem, levarem algum contador para tirar qualquer dúvida.

Consultar CNPJ

Consultar CNPJ

O registro dessas companhias não costuma demorar e o empreendedor logo recebe um número que será o do cadastro. Importa dizer que existe também o e-CNPJ, que é a mesma documentação, mas em versão virtual. Ela serve para que a empresa não precise digitalizar o registro sempre que precisar: ela já o terá gravado, sendo ele totalmente reconhecido.

Como consultar CNPJ

Alguns empreendedores querem consultar CNPJ, geralmente quando desejam questionar qualquer coisa à Receita Federal. Os seus postos podem ser procurados de segunda a sexta e esse órgão não requer que se marque horário para essas informações.

Os postos da Receita Federal pedirão aos funcionários ou ao próprio empresário o número desse documento e buscarão no seu sistema interno, imprimindo a situação do cadastro e a sanando dúvidas. É recomendado que se leve o endereço da empresa também e que o empresário ou o contador também porte os documentos pessoais.

Consultar CNPJ online

Consultar CNPJ

Consultar CNPJ

No caso, para consultar CNPJ online, o único número que o site pede é o do próprio documento. Para mais segurança, a página também tem o chamado código captcha, com o qual a Receita Federal fica certa de que um ser humano está requerendo esse comprovante e não um software, especialmente nenhum malicioso.

Essa consulta online não tem horário limite para ser realizada: a página emite a situação da empresa a qualquer hora. Esse comprovante poderá ser salvo por meio de print e pode-se fazer a sua impressão, mesmo que ela seja em preto e branco. Para as companhias que necessitarem, qualquer cartório pode reconhecer firma pela Receita Federal.

Veja mais!