Consulta IPVA 2018

 IPVA 2018

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) tem a obrigatoriedade de ser pago todos os anos por donos de veículos com motor e esse pagamento sempre começa a ser cobrado no início de cada ano e o valor varia entre os estados e também sobre o modelo do meio de transporte.

A regularização do tributo garante que o veículo possa realizar a circulação por todo território nacional pelos 365 dias do ano.

Consulta IPVA 2018

Consulta IPVA 2018

No caso de inadimplência como consequência poderá:

  • Haver a perda da possibilidade de realizar o licenciamento do veículo e o meio de transporte ficando irregular corre o risco de ser apreendido,
  • O envio de notificações solicitando a regulação do débito;
  • A cobrança de juros e multa que são inclusos ao valor original e fazem o valor para liquidação bem maior;
  • Permitir que o nome do proprietário do veículo fosse negatividade nas entidades de proteção ao crédito como Serasa ou SPC e dessa forma impedindo que o dono do veículo possa fazer compras a prazo;
  • A resultar na perda de pontos na CNH – Carteira Nacional de habilitação.

Consulta IPVA 2018

A consulta IPVA 2018 pode ser feita pela internet, mas caso não possa fazer isto ou tenha alguma dificuldade para realizar o acesso pela web, é possível se dirigir ao departamento de trânsito (DETRAN) localizado na sua cidade e obter as informações.

Consulta IPVA 2018 Online

Consulta IPVA 2018

Consulta IPVA 2018

A realização da consulta online pode ser realizada conforme é descrito abaixo, lembrando que poderá ter algumas variações entre o site dos estados:

  • Acessar o site do DETRAN, correspondente ao seu estado;
  • Localize na lista de serviço principal a opção “Veículos”;
  • Depois, procure pelo item do IPVA;
  • Digite o RENAVAM do veículo.
  • Logo após, insira as letras e/ou números que aparecem na imagem.

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) tem a obrigatoriedade de ser pago todos os anos por donos de veículos automotores e esse pagamento sempre começa a ser cobrado no início de cada ano e o valor varia entre os estados e também sobre o modelo dos veículos.

O pagamento do imposto garante que o veículo possa realizar a circulação por todo território nacional pelos 365 dias do ano.

Consulta IPVA 2018

Consulta IPVA 2018

No caso de inadimplência como consequência haverá a perda da possibilidade de realizar o licenciamento do veículo e o esse meio de transporte ficando irregular corre o risco de ser apreendido, fora isso, serão enviadas notificações solicitando a regulação do débito e que se não for regularizado pode permitir que o nome do proprietário do veículo, seja negatividade nas entidades de proteção ao crédito como Serasa ou SPC e dessa forma impedindo que o dono do veículo possa fazer compras à prazo.

Como pagar o IPVA 2018

Para o ano de 2018 há uma mudança em relação aos anos anteriores, porque boletos vencidos não precisam mais ser pagos somente no banco emissor. O pagamento do IPVA 2018 poderá ser efetuado em qualquer banco ou casa lotérica, tanto com boleto em dia como atrasado.

Veja mais!