CONSULTA DARF

Um documento presente na vida de milhões de brasileiros e que poucos sabem o que significam. Conheça a seguir um pouco mais sobre a vida fiscal. Confira!

Você sabe o que é DARF? Muitas pessoas trabalham com notas fiscais e não conhecem os componentes que a agregam. Um deles é o DARF, um documento de arrecadação que é gerado para o pagamento dos impostos dentro desta nota. Algumas empresas são participante do tal Simples Nacional, ou seja a DARF Simples. Já as pessoas físicas e também jurídicas, fazem a utilização da DARF comum.

Consulta DARF

Consulta DARF

Você já lida com este documento há muito tempo, mas por falta de orientação, nem sabe do que se trata. Então, confira a seguir informações sobre este tal documento de arrecadação e fique por dentro de grandes conhecimentos fiscais.

O QUE É DARF

Sendo um documento de origem da Receita Federal junto ao Ministério da Fazenda, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) serve é responsável por facilitar o pagamento de tributos embutidos em operações, podendo ser utilizado por pessoas jurídicas ou físicas.

Há duas espécies de DARF: o DARF comum e o DARF simples.

O DARF comum é o principal documento de arrecadação que pessoas físicas e jurídicas utilizam para a arrecadação de impostos.

Pode ser utilizado encargos como o PIS, impostos de importação e também o imposto de renda, tudo isso através do DARF comum.

Consulta DARF

Consulta DARF

Já com o DARF simples, é muito utilizado por empresas, afim de pagar em um único documentos seus tributos. Tudo isso é feito de forma diferenciada para elas. O DARF simples só pode ser emitido pelas empresas que que se tornaram optantes.

Com o DARF simples, é possível pagar tributos como ICMS, IRPJ, PIS/PASEP, CSLL, IPI e ISS.

CONSULTA DARF

Através do site da receita federal, você pode consultar o seu DARF tanto o simples como o comum. Neste site também é possível que você emita seus comprovantes de arrecadação de pagamentos, quando já pago ou verificar se há algum em aberto.

Também é possível verificar o seu saldo de pagamento ainda disponível.

CONSULTA DARF PAGO

Consulta DARF

Consulta DARF

Para acessar os comprovantes de DARF já pagos, você precisa acesso o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Nele você consegue encontrar toda a relação de comprovantes de DARF já pagos. Para isso, você deverá ter em mãos o seu Código de Acesso ou Certificação Digital. Na própria página do e-CAC há algumas instruções de como utilizar a plataforma e também algumas dúvidas frequentes.

CONSULTA DARF EM ATRASO

Através do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) você também tem acesso a consulta dos DARFs em atraso. Neste mesmo campo, você ainda tem a possibilidade de emitir o boleto para o pagamento do DARF em atraso e, ainda, regularizar o pagamento sem juros ou multa de mora. Porém, ao regularizar o valor da DARF em atraso sem os devidos juros e multas, ainda irá constar um valor x em aberto, que seria o valor referente as multas e juros.

É interessante que você já quite tudo, tanto o valor real da DARF, como também os acréscimos gerados.

Veja mais!