CNPJ

O CNPJ é uma documentação imprescindível para quem quer abrir uma empresa de qualquer ramo e em qualquer localização. Com esse documento a Receita Federal tem o controle das empresas abertas em território brasileiro e também, mantém o controle fiscal sobre essas empresas. Saiba mais sobre o CNPJ e suas funções.

O que é CNPJ

O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, isso quer dizer, o cadastro nacional de todas as empresas em território brasileiro. O CNPJ é obrigatório para várias instituições, como: órgãos públicos, condomínios, grupos e consórcios com sociedade, consórcios de empregadores, clubes, fundos de investimento, cartórios, fundos privados, fundos públicos, embaixadas e consulados no Brasil, embaixadas e consulados do Brasil no exterior, candidatos a cargos políticos por meio de eleição, bancos do exterior que fazem a troca e venda de moedas estrangeiras, empresas de modo geral, entre outros.

CNPJ

CNPJ

Esse cadastro dá à Receita Federal o controle sobre as empresas abertas em território nacional e empresas brasileiras no exterior. Esse controle é fiscal e quantitativo.

Como ter um CNPJ

O cadastro pode ser feito pela internet, com o preenchimento dos documentos: FCPJ (Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica), QSA (Quadro de Sócios e Administradores) – esse quadro deve constar os documentos pessoais de cada sócio da empresa e também, uma ficha especifica quando necessário.

Após o preenchimento desses documentos, basta fazer a inscrição via internet pelo endereço do Coleta Web no site da Receita Federal.

Você pode acompanhar a solicitação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica via internet pelo endereço é só colocar o número do recibo que você receberá após a inscrição e o número de identificação, também dado após o cadastramento. Digitar os caracteres de segurança e clicar em consultar.

CNPJ

CNPJ

Consultar CNPJ

No site da Receita Federal você pode fazer consulta. Colocando os números do CNPJ e os caracteres de segurança a página será direcionada para o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica em si com todas as informações da empresa pesquisada, desde a data de fundação e o ramo até a situação cadastral e os contatos da empresa. Essa consulta é realizada no site da Receita Federal conforme mencionado acima.

CNPJ Web

O CNPJ pode ser pedido via web, basta acessar o site no endereço e fazer a solicitação da empresa. No menu inicial coloque o estado e o município onde a empresa se encontra e clique em novo pedido. Você será redirecionado e no menu superior escolherá as opções tanto para pessoa jurídica quanto para produtor rural. Esse cadastro é para matriz ou filial, ainda, tem outras opções como baixa de empresas e alteração cadastral.

Outras dúvidas, você pode navegar pelo site, e pesquisar o que você precisa. Ou então veja mais sobre o CNPJ aqui.

Siga os passos dos direcionamentos, que estão de forma clara e simples, e conclua seu processo relacionado ao CNPJ web.

Veja mais!