Certidão Negativa

Quando se atinge a vida adulta, é necessário ter alguns cuidados com a documentação que é necessária para se conseguir diversas vantagens. Sem os documentos corretos uma pessoa pode perder a chance de ser contratada por uma empresa ou não ter permissão para participar de um concurso público. Nesse momento é necessário conhecer alguns tipos de documentos e certidões que irão não só facilitar a sua vida, mas também irão ser essenciais para conviver na sociedade.

Certidão Negativa

Certidão Negativa

Certidão Negativa

A Certidão Negativa de Débito (CND) é um documento utilizado no Brasil para atestar que uma pessoa física ou jurídica, um imóvel ou automóvel, não tenham dívidas pendentes com órgãos públicos. Esse débito pode ser civil, criminal ou federal. Em outras palavras, a Certidão negativa serve para mostrar que a pessoa não possui nenhum débito com o Estado.

Existem alguns tipos de Certidão Negativa, podendo ser: CND de Imóvel, Criminal, da Justiça do Trabalho, de Protesto, de Antecedentes Criminais, etc. Em geral, esse tipo de Certidão é pedido em empresas na hora da contratação de um novo funcionário. O CND traz segurança ao contratante em relação ao histórico de uma pessoa.

Para conseguir uma Certidão Negativa, ou apenas consulta-la, você deve entrar no site da Receita Federal  e procurar por Certidão Negativa no buscado do endereço. A CND só será enviada se realmente não houver débito por parte de quem a pediu. O arquivo é dado em formato PDF e válido durante 180 dias, aproximadamente 6 meses.

Certidão Negativa Estadual

Certidão Negativa

Certidão Negativa

As certidões negativas estaduais são aquelas emitidas por órgãos do estado. Elas atestam que o beneficiário do documento não tem débito algum com o governo do estado. Isso se deve ao fato de que há algumas diferenças entre as contas do federal, do estadual e do municipal.

Para conseguir uma certidão negativa desse nível, você precisa acessar o site da fazenda do seu estado ou procurar alguma repartição pública que ofereça o serviço. Muitas vezes o documento pode ser pedido na compra de imóveis ou automóveis.

Certidão Negativa Trabalhista

Existem dois tipos de CND Trabalhista. Uma delas serve para certificar se uma pessoa possui ou não alguma ação trabalhista. Ela também é capaz de dizer quantas são, mas não em que período estão. Já a outra certidão é a CNDT, que serve para avaliar a regularidade trabalhista provando se a pessoa física ou jurídica está em débito ou não.

Certidão Negativa

Certidão Negativa

O CNDT pode ser consultado através do site do Tribunal Superior do Trabalho. Ambos as certificações são emitidas pela Justiça do Trabalho.

Certidão Negativa Municipal

Como já foi dito, existe uma diferença entre certidões obtidas entre as esferas estaduais e municipais. Cada uma possui suas particularidades e são direcionadas para certificar determinada questão.

É possível conseguir uma certidão negativa municipal pelo site da fazendo do seu município. Porém, existem algumas regras específicas para ter esse benefício. Do contrário, você terá de procurar uma repartição que ofereça o serviço. Cada município tem sua forma de agir, podendo cobrar ou não o serviço de emissão.

Veja mais!