Cartão CNPJ

O Cartão CNPJ é como o CPF de uma pessoa, porém difere o sujeito, agora tratando por empresas e outros estabelecimentos para se enquadrar nos âmbitos legais.

CNPJ

O CNPJ (Cartão Nacional de Pessoa Jurídica) serve para responder a Receita Federal sobre as aplicações das empresas, se estão pagando corretamente os tributos, para confirmar a atividade lícita e permitir outros benefícios que outros lugares clandestinos não possuem, como garantias, comprovação na emissão de notas fiscais (o número que certifica a compra é deste cartão) e etc. No decorrer do negócio para prevenir que problemas jurídicos venham a incomodar, é bom estar atento em como procede por meio da consulta na internet.

Cartão CNPJ

Cartão CNPJ

Emissão Cartão CNPJ

Segue a mesma linha acima. Tem um caminho mais longo a percorrer se começar pelo site da Receita, mas ainda assim discorrerá aqui. Seguinte: site da Receita Federal > Empresa (navegue aqui) > Cadastro > Emissão de Comprovação de Inscrição e Situação Cadastral do CNPJ (o mesmo link). Preencha o número de identificação do cartão e código e será exibido o documento. Fácil, por meio de digital, ou seja, gratuito.

Cartão CNPJ

Este cartão fornece a identidade de seu negócio para consulta-lo via internet ou quando solicitado. Caso não possua pode ir no site da Receita Federal e fazer sua inscrição [no caso de fazer o CNPJ]. Seguindo os passos de lá: acesse o quadro Serviços > Serviços para a Empresa > Cadastros > Inscrição, alteração e baixa no CNPJ > Acesso direto ou com senha específica > Coleta Web > Preencher nova solicitação. Então coloca o UF (estado) e município onde está a empresa será aberta.

Cartão CNPJ

Cartão CNPJ

Importante: A opção no exterior é para aqueles que moram para fora e desejam abrir empresa no Brasil. Se não se encaixa, não deixe preenchido. Adicione as demais informações e ir em solicitar. Em seguida digitar os caracteres que pedem e seguir adiante.

Consulta Cartão CNPJ

Para consular o Cartão tem certa facilidade. Basta acessar o link da Receita que se intitula por Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral (clique aqui) e colocar o número do Cartão CNPJ e código de verificação. Lá como já diz, você vê como estão as implicações jurídicas que deve resolver e mais dados pertinentes de interesse para o empreendedor.

Imprimir Cartão CNPJ

Cartão CNPJ

Cartão CNPJ

Depois de emitido o desejado cartão, pode ir em Imprimir e pronto. Caso considere que não vale a pena fazer todo percurso pela internet, ou pela falta de tempo ou por não desejar mesmo, pode pedir para outra pessoa realizar, ou algum profissional, funcionário ligado a documentação e etc.

Porém é interessante o próprio proprietário executar pois dá mais segurança quanto as informações oferecidas, confiança também. Já que o meio digital fornece essa comodidade de consultar em casa ou ainda pelo celular, é bom que se certifique em como utilizar a tecnologia a seu favor.

Mais um ponto: Salienta a importância deste documento para também dar mais credibilidade a empresa, portanto não deixe de se atualizar.

Veja mais!