Cartão Cidadão

Para controlar melhor o pagamento dos direitos sociais recebidos pela população brasileira e também visando diminuir um pouco a grande desigualdade presente no país, o Governo Federal criou no começo dos anos 2000, o cartão cidadão que substitui algumas prerrogativas do cartão trabalhador, que era o método usado para receber benefícios até então.

O cartão cidadão é de extrema importância para as pessoas que recebem os benefícios pagos pelo Governo, como o PIS e o FGTS, já que, além de conseguir unificar todo o pagamento em um único método de retirada, ainda evita fraudes e golpes, deixando assim essa operação mais segura.

Como funciona o Cartão Cidadão

Cartão Cidadão

Cartão Cidadão

Como são muitos os pagamentos feitos pela Caixa Econômica Federal, para milhares de trabalhadores por todo o Brasil, era necessário unificar esses direitos em um único local.

Assim, foi criado o cartão cidadão, que é um mecanismo tarjado, identificado, de uso magnético e intransferível. O órgão responsável pela criação desse cartão é a Caixa Econômica Federal.

O modo de operação do Cartão Cidadão é muito simples, quando algum trabalhador quiser retirar o dinheiro de algum direito recebido, seja ele o PIS, o FGTS ou ainda o seguro desemprego, deve apenas ir em uma agência da Caixa Econômica Federal, apresentar o seu cartão e colocar a sua senha.

Dessa maneira, o funcionário desse banco estatal, já irá dar o dinheiro do pagamento ao qual, esse trabalho tem assegurado por lei. Dessa maneira, fica bem mais fácil comprovar que se tem realmente direito a esses benefícios e o recebimento é bem mais rápido.

Cadastro Cartão Cidadão

Para quem tiver o interesse de realizar o cadastro do Cartão Cidadão, deve apenas ir até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal, com um documento de identificação com foto, que pode ser o RG, carteira de motorista ou carteira de trabalho e o número do PIS.

Cartão Cidadão

Cartão Cidadão

Assim, esse cadastro já é realizado na hora e o cartão será enviado para a residência do trabalhador em até 10 dias úteis, sem cobrança de taxa alguma, para assim, a população ter o direito de resgatar os seus benefícios.

Saldo Cartão Cidadão

Para quem possui o Cartão Cidadão e deseja verificar o seu saldo, sabendo dessa maneira, quais os direitos já foram pagos no mês e o quanto ainda se tem para receber do Governo Federal, conseguindo dessa maneira, executar um orçamento com uma precisão maior, poderá realizar essa operação de duas maneiras distintas.

A primeira é por meio do site da Caixa Econômica, clicando no link, consultar saldo Cartão Cidadão e depois informar o número PIS e a senha cadastrada no site. Assim, o próprio site já vai abrir uma página, com todas as informações que o trabalhador necessita saber.

Uma segunda forma de fazer essa consulta ao saldo Cartão Cidadão, é por meio da agência bancária, basta inserir o cartão em um caixa eletrônico, colocar a senha e clicar em extrato, que os dados serão exibidos.

Cartão Cidadão

Cartão Cidadão

2 Via Cartão Cidadão

Para quem perdeu o Cartão Cidadão e precisa de uma segunda via, é bem fácil realizar esse procedimento, o único problema, é a cobrança da taxa de extravio. Assim, basta ir até uma agência da Caixa, com o número PIS e um documento de identificação e pedir a um funcionário, uma segunda via, que será entregue em até dez dias úteis, junto com a nova senha desse cartão.

Veja mais!