Benefício INSS

O INSS é o órgão nacional que gerencia o pagamento dos benefícios aos trabalhadores brasileiros, desde que eles contribuam com a Previdência Social (é um seguro público que tem como objetivo garantir a fonte de renda do trabalhador quando ele necessita por motivo de acidente, gravides, doença, velhice, morte ou invalidez).

Todos os benefícios pagos pelo INSS possuem uma especificação diferenciada e um período de carência, portanto, o trabalhador deverá entrar em contato com a unidade da sua região para confirmar as informações.

Benefício INSS

Benefício INSS

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, é um dos maiores órgãos do país, estando presente em todo o território nacional, atendendo toda a população. O órgão foi criado no ano de 1990 e desde então, atende milhares de brasileiros todos os dias.

O INSS faz parte do Ministério da Previdência Social ligado ao Governo Federal. O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadoria e outros benefícios aos trabalhadores que contribuem com a Previdência Social.

Contribuindo com a Previdência Social, o trabalhador poderá ter acesso à aposentadoria, auxílio-doença, salário maternidade, salário família, décimo terceiro salário, entre outros.

Benefício INSS Aposentado

Benefício INSS

Benefício INSS

Existem quatro tipos de aposentadoria pagas pelo INSS: tempo de contribuição, por idade, aposentadoria especial ou invalidez. Para receber o benefício, o trabalhador deverá ter contribuído com a Previdência Social pelo período exigido e cumpri os demais requisitos para poder realizar a solicitação.

O pagamento do benefício do INSS ocorre através de crédito em conta ou através de cartão magnético para facilitar o acesso do cidadão a todos valores concedidos.

Consultar Benefício INSS pelo CPF

Para consultar o benefício do INSS pelo número do CPF, o trabalhador deverá acessar o site. Nessa página, o cidadão deverá informar o número do seu benefício, a sua data de nascimento, o seu nome completo e o número do seu CPF, inserindo todas essas informações, o cidadão terá acesso ao valor do seu benefício, data de pagamento e informações gerais sobre ele. O trabalhador poderá conferir o seu holerite no site do INSS e imprimir o documento caso sinta a necessidade.

Revisão Benefício INSS

Benefício INSS

Benefício INSS

O trabalhador tem o direito de solicitar a revisão do seu benefício INSS quando ele teve o seu requerimento atendido totalmente ou parcialmente pelo INSS, porém considera que durante a análise realizada pelo órgão ele foi prejudicado de alguma forma.

Para o trabalhador solicitar a revisão do seu Benefício INSS, ele deverá agendar um horário de atendimento na central da Previdência Social da sua região, pelo telefone 135 ou pela internet e em seguida, comparecer na data agendada, apresentando um documento de identificação que possua foto e o número do seu CPF, o pedido de revisão por escrito e assinado e outros documentos que o trabalhador deseje apresentar no momento da solicitação.

Após o INSS fazer a análise do pedido de revisão do benefício do trabalhador, ele irá informar o resultado oficial ao interessado e disponibilizará um prazo para recurso no caso do segurado não concordar com a decisão tomada pelo INSS.

Veja mais!